Educação e classes sociais: perspectivas de conservação e de mudanças

Autores/as

  • Celso Ilgo Henz Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v4i1.14522

Palabras clave:

Educação

Resumen

Historicamente, o sistema educacional brasileiro adequou-se ao sistema produtivo capitalista, tornando-se um espaço e um instrumento privilegiado nas mãos da minoria, detentora do poder econômico e político. Se, por um lado, a educação esteve e está intimamente vinculada à reprodução da ideologia dominante, ela pode, igualmente, constituir-se num espaço no qual a grande maioria - historicamente marginalizada - possa organizar-se, mediando e instrumentalizando a construção de sua cidadania. Para isso, é preciso assumir a educação como espaço da promoção humana, do desenvolvimento da ciência e da construção da eqüidade social. Essa é a grande utopia revolucionária que deve mover a todos os cidadãos e educadores conscientes e críticos, levando-os a lutar, coletivamente, por práticas revolucionárias que, no campo da educação, passam, fundamentalmente, por pedagogias revolucionárias.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Educação e classes sociais: perspectivas de conservação e de mudanças. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 103–116, 2023. DOI: 10.5335/rep.v4i1.14522. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14522. Acesso em: 16 oct. 2025.