Formação continuada: experiência participativa em Rondinha

Autores/as

  • Jerônimo Sartori Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14728

Palabras clave:

Formação continuada. Teoria-prática. Problematização. Contextualização. Reflexão crítica.

Resumen

A formação continuada constitui requisito indispensável a todo profissional) especialmente no atual momento histórico. O professor, desse modo, não escapa a essa exigência emergente da dinâmica das mudanças socioeducacionais. O trabalho de extensão do PAM/CRE, através do projeto "Nos coletivos, o reencontro com a pedagogia da esperança", constitui-se em espaço de formação continuada tanto aos professores da rede de ensino municipal quanto aos professores da universidade. Assim, o presente texto busca relatar e analisar o processo desenvolvido no projeto junto aos professores municipais de Rondinha no período de 1998 a 2002. Os princípios da contextualização e da problematização perpassam a experiência metodológica vivenciada no processo, buscando a superação das resistências) o avanço da consciência e a ressignificação da prática através do registro e da sistematização da caminhada pelos próprios instituídos.

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Publicado

2023-04-08

Cómo citar

Formação continuada: experiência participativa em Rondinha. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 129–139, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i2.14728. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14728. Acesso em: 16 oct. 2025.

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