Formação continuada: experiência participativa em Rondinha
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14728Keywords:
Formação continuada. Teoria-prática. Problematização. Contextualização. Reflexão crítica.Abstract
A formação continuada constitui requisito indispensável a todo profissional) especialmente no atual momento histórico. O professor, desse modo, não escapa a essa exigência emergente da dinâmica das mudanças socioeducacionais. O trabalho de extensão do PAM/CRE, através do projeto "Nos coletivos, o reencontro com a pedagogia da esperança", constitui-se em espaço de formação continuada tanto aos professores da rede de ensino municipal quanto aos professores da universidade. Assim, o presente texto busca relatar e analisar o processo desenvolvido no projeto junto aos professores municipais de Rondinha no período de 1998 a 2002. Os princípios da contextualização e da problematização perpassam a experiência metodológica vivenciada no processo, buscando a superação das resistências) o avanço da consciência e a ressignificação da prática através do registro e da sistematização da caminhada pelos próprios instituídos.