GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CULTURAL EM DIREITOS HUMANOS

Autores/as

  • Eldon Henrique Mühl Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • Elisa Mainardi Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2823

Palabras clave:

Direitos humanos. Gestão escolar. Política educacional.

Resumen

Promover a cidadania através da cultura dos direitos humanos tem sido colocado como uma nova tarefa da educação contemporânea. Tal desafio não requer apenas o domínio de conceitos ou de técnicas pedagógicas, mas um repertório de saberes que nos permita perceber e compreender a realidade de violação de direitos, a necessidade de sensibilizar-se e de agir-se na defesa e na promoção dos direitos dos indivíduos e o desenvolvimento de práticas sociais realizadoras de tais direitos. O presente texto discute a importância e a necessidade de uma gestão educacional promotora de uma cultura em e para os direitos humanos na escola. Para tanto, vale--se do estudo dos registros sistematizados em discussões pedagógicas construídas por professores envolvidos na elaboração do projeto político pedagógico da escola, no qual foi possível observar as concepções e práticas em educação em direitos humanos e o papel da gestão na orientação e animação desse processo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo
    Doutor em Educação pela Unicamp - SP, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Direitos Humanos de Passo Fundo.
  • Elisa Mainardi, Universidade de Passo Fundo
    Doutoranda do Programa de Educação em Ciências da Unijuí - RS, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Direitos Humanos de Passo Fundo.

Publicado

2012-12-22

Cómo citar

GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CULTURAL EM DIREITOS HUMANOS. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2823. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2823. Acesso em: 15 jan. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>